A crise econômica causada pela pandemia da COVID-19 atingiu a maioria dos setores da economia brasileira, incluindo o dos Internet Service Providers (ISP), também chamados de provedores de internet. Atualmente podemos observar uma suave recuperação no mercado financeiro nacional, mas diante da incerteza da vacina para o vírus, ainda há muita instabilidade econômica.
Por esse motivo, é importante que os provedores estejam preparados para gerir essas dificuldades. É preciso elaborar uma estratégia para a preservação da empresa, mesmo que, para isso, seja preciso deixar de lado antigas práticas.
Apesar de muitos estarem preocupados com a possibilidade de uma queda de produtividade dos colaboradores nesse período, é possível perceber que essa não deve ser a principal preocupação no setor. Há outras questões que precisam ser melhor analisadas nesse meio, como esses três aspectos específicos:
A inovação
O antigo modelo de provedores de internet apresentado aos clientes não é mais funcional há muito tempo. Mesmo que as pequenas cidades ainda valorizem muito as lojas físicas, nas cidades maiores o atendimento de grandes provedores de internet costuma ser quase totalmente remoto, principalmente pelo uso de aplicativos. Essa tecnologia é algo que também deve chegar aos provedores de pequenos municípios, pois há anos o uso de aplicativos vem se tornando cada vez mais popular e isso tem se mostrado ascendente com o início da pandemia.
O atendimento
Ao considerarmos que muitas empresas ainda estão trabalhando no modelo home office e que uma grande parte das opções de lazer ainda está sendo evitada devido à pandemia, a importância da internet tornou-se ainda mais evidente no cotidiano das pessoas. Tanto para trabalhar quanto para estudar ou se distrair, as pessoas demonstram cada vez mais necessidade desse recurso, o que se reflete na preocupação que os provedores de internet devem ter para continuar oferecendo a mesma qualidade no atendimento, mesmo à distância. Nesse momento, a rapidez com que o serviço de atendimento consegue responder às dúvidas ou ajudar o cliente com a conexão, mesmo à distância, chama a atenção e faz com que o serviço seja mais valorizado.
O equipamento
Com mais pessoas utilizando a internet por mais tempo, é fundamental que os provedores também invistam em equipamentos de excelência para fornecerem aos seus clientes, evitando falhas na conexão. Para isso, a NetPon oferece diversos produtos de qualidade garantida para os ISPs, possibilitando que levem uma conexão mais ágil e estável aos seus clientes.