O 5G é uma tecnologia de banda larga para redes móveis que promete trazer muito mais rapidez para a utilização dos serviços de internet no Brasil. No último mês, uma grande conquista foi obtida em relação a isso, com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) liberando a tecnologia de 5G para 964 cidades brasileiras, o que fará com que esse serviço possa ser utilizado por cerca de 62% da população.
A liberação do sinal de 5G nessas cidades representa um grande avanço na velocidade que a banda larga disponibilizada poderá oferecer. No entanto, o anúncio da novidade não significa que o 5G estará disponível para os habitantes de forma imediata. De acordo com as determinações, a ANATEL tem um prazo limite estabelecido para cada cidade considerando o número de habitantes que fará uso dessa tecnologia.
Prazos do 5G
Ao estabelecer prazos para a disponibilização dos serviços de 5G, a ANATEL priorizou as cidades com maior número de habitantes para que recebessem o sinal antes das demais.
A tecnologia deve ser oferecida até 2025 para municípios com mais de 500 mil habitantes, até 2026 para municípios com mais de 200 mil habitantes e até 2027 para municípios com mais de 100 mil habitantes. Cidades com menor concentração populacional terão 2029 como prazo para recebimento dos serviços em totalidade.
Para os ISPs
Para compradores e distribuidores de tecnologias de banda larga para os ISPs, o anúncio sobre a popularização do 5G aponta para uma tendência de mercado: a de utilização de tecnologias capazes de oferecer uma internet cada vez mais rápida. Para a internet fixa, já havíamos observado um processo parecido com a popularização da internet de fibra óptica. No entanto, isso não significa que novas tecnologias para a internet fixa não estejam prestes a surgir.
Para continuar atualizados a essas tendências e novidades, os ISPs podem se manter sempre atentos ao blog da Netpon, onde sempre oferecemos dicas para que você obtenha tecnologias capazes de gerar mais velocidade e segurança aos seus clientes.