Você sabe o que é a “Last Mile”? Esse termo tem sido constantemente usado para nomear o processo de entrega de um serviço ao cliente final. A importância desse conceito é enorme pois, ao entender mais sobre ele, você é capaz de melhorar os resultados de sua cadeia logística, gerando clientes mais satisfeitos.

Como funciona a Last Mile

A “Last Mile” refere-se ao último trecho antes da conexão entre um produto e o seu assinante, sendo caracterizada dessa forma tanto nas conexões de tv a cabo quanto nas de fibra óptica. Considerar essas características é um aspecto importante para prevenir falhas de entrega, que geralmente acontecem nessa região devido a uma vulnerabilidade da área.

A maioria das falhas ocorridas na Last Mile é registrada devido à forma como o cabeamento é feito. No mercado nacional, é muito comum que as redes sejam configuradas em formato de árvore, o que indica um tronco grosso (de alta capacidade) de onde saem uma infinidade de galhos finos (de baixa capacidade). Por apresentarem interações com os equipamentos da casa do usuário, a Last Mile também enfrenta mais desgastes, o que pode resultar na necessidade de manutenções com maior frequência.

Para as empresas que desejam se destacar como provedoras de uma internet com velocidade, é essencial garantir eficiência na Last Mile. Em muitas delas, no entanto, esse pode ser um desafio considerável, visto ser necessário um investimento superior em segurança de dados. No caso de redes complexas, com o uso de nuvem, isso pode ser ainda mais difícil.

Vantagens da eficiência na Last Mile

O investimento em uma Last Mile de eficiência pode fazer com que a sua empresa se destaque no mercado dos provedores de internet. Para isso, a utilização de equipamentos de qualidade com o melhor custo benefício – como os oferecidos pela NetPon – é fundamental.

Veja em quais aspectos uma Last Mile de qualidade pode destacar a sua empresa como provedora de internet:

Gestão

A compra de produtos de Last Mile atinge toda a gestão do seu negócio, quando realizado uma compra assertiva, seu retorno financeiro chega mais rápido,  você diminui custos de manutenção, trocas e consequentemente aumenta o índice de satisfação dos clientes.

Segurança

Certamente a segurança de dados é um dos aspectos mais importantes de uma Last Mile eficiente. Ao priorizar materiais de qualidade, você pode gerar mais segurança não somente aos dados disponibilizados em nuvem, mas também a múltiplos firewalls.

Performance

Outra característica importante possibilitada por uma Last Mile de qualidade é a alta performance, apresentada, principalmente, por uma entrega de sinal mais rápida e com menos interferências. Essa característica, sem dúvida, é um dos fatores com mais alto potencial para a fidelização de clientes.

Tecnologia

O cuidado com a Last Mile é essencial para fornecer toda a tecnologia capaz de destacar o nome de sua marca diante do cliente final. Empresas que se dedicam a oferecer qualidade tecnológica na Last Mile estão mais propensas a fidelizar clientes e enfrentar menos problemas de manutenção.

A NetPon oferece uma ampla variedade de produtos para que você seja capaz de garantir a máxima qualidade de Last Mile aos seus clientes. Conheça nossos produtos e surpreenda-se!